Antigamente quem dançava o folguedo?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Villa-Lobos----- Luísa n°20 7E


416 X 494
Exposição"Música no Masp".

Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 5 de Março de 1887 no Rio De Janeiro.
Villa-Lobos tornou-se conhecido como um revolucionário . As viagens que fez influenciou suas composições. Entre elas, destacam-se: "Cair da Tarde", "Miudinho", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental", "Quadrilha", "Xangô", "Bachianas Brasileiras" (nas quais inclui-se o famoso "Trenzinho Caipira") e "O Canto do Uirapuru".

Em 1903, Villa-Lobos terminou os estudos básicos no Mosteiro de São Bento. Costumava juntar-se aos grupos de choro, tocando violão em festas e em serenatas.
Entre os anos de 1905 a 1912, Villa-Lobos realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país. Ficou impressionado com os instrumentos musicais e as cantigas de roda. Isso resultou em "O Guia Prático", uma coletânea de canções folclóricas.

Em 1915, Villa-Lobos realizou o primeiro concerto com suas composições. A crítica considerava seus concertos modernos demais. Mas à medida que se apresentava no Rio e São Paulo, ganhava confiança dos críticos.

Em 1919,  aceitou participar dos três espetáculos no Teatro Municipal de São Paulo.
Em 30 de junho de 1923, Villa-Lobos viajou para Paris financiado pelos amigos .  Villa-Lobos foi apresentado e suas apresentações fizeram sucesso.

Retornou ao Brasil em final de 1924. Em 1927, voltou à Paris com sua esposa Lucília Guimarães, para fazer novos concertos .
Em 1931, o maestro organizou uma concentração orfeônica chamada "Exortação Cívica", com 12 mil vozes. Depois de dois anos assumiu a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística. A partir de então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical.
Villa-Lobos apresentou seu plano educacional, em 1936, em Praga . Escreveu à sua esposa Lucíliaque queria a separação, pois estava apaixonado por Arminda Neves de Almeida, que se tornou sua companhia.De volta ao Brasil, regeu a ópera "Colombo" .

Heitor Villa-Lobos
150 X 283

Em 1942, quando o maestro Leopold Stokowski e a The American Youth Orchestra foram enviados pelo presidente Roosevelt para visitar o Brasil O maestro Stokowski realizou concertos no Rio de Janeiro e solicitou a Villa-Lobos que selecionasse os melhores músicos e sambistas, a fim de gravar a Coleção Brazilian Native Music. Villa-Lobos reuniu Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Cartola e outros. Eles apresentaram e gravaram a coletânea de discos.

Em 1944, Villa-Lobos viajou aos Estados Unidos para reger as orquestras de Boston e de Nova York, onde recebeu homenagens. Em 1945 fundou a Academia Brasileira de Música. Dois anos antes de sua morte, o maestro compôs "Floresta do Amazonas"para a trilha de um filme da Metro Goldwyn Mayer. Realizou concertos em Roma, Lisboa, Paris, Israel.

Praticamente morando nos Estados Unidos entre os anos de 1957 e 1959 Villa-Lobos retornou ao Brasil para as comemorações do aniversário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com a saúde abalada, foi internado e faleceu em novembro de 1959.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário