Antigamente quem dançava o folguedo?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biografia de Cândido Portinari

Cândido Portinari (filho de italianos) nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Portinari não teve uma educação escolar muito boa, porém desde criança se interessava pela pintura. Aos 14 anos, ele teve seu primeiro trabalho como artista plástico.
     Aos 15 anos, ele resolveu estudar na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, e finalizou seus estudos na Espanha, França e Itália. 
Já aos 20 anos, Portinari começa a se interessar pelo Modernismo, que naquela época era considerada marginal.
    Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida.
     No final da década de 40 Portinari se filia ao PCB e concorre ao Senado em 1947, mas perde por uma pequena diferença de votos. Inconformado com a derrota, Portinari se muda com a família para o Uruguai.
     Na primeira Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari em uma sala particular. Mas na década de 50, Portinari declarou diversos problemas de saúde. Em 1954 Portinari teve uma grave intoxicação pela substância presente nas tintas que usava. Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições.
     Em 1960 nasceu sua neta Denise, que passou a ocupar boa parte de seu tempo. Pintou muitos quadros com o retrato dela. No ano seguinte escreveu um ensaio de oração para a neta.
     Em 1962, Portinari morre intoxicado pela tinta que utilizava ao fazer suas pinturas.
A pinturas mais famosas de Portinari são: 
AUTO-RETRATO

CAFÉ

MEIO-AMBIENTE


Luciana Yoshioka, nº19/7E
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário